Parabéns, Professor José João Abrantes!

1. É com particular emoção que publicamente me congratulo e dou os parabéns ao Professor Doutor José João Abrantes pela sua eleição para juiz do Tribunal Constitucional, louvando esta boa decisão da Casa da Democracia.

2. Foi meu professor e tem sido colega na NOVA Direito, que fundámos e já lá vão 23 anos, ele que chegou logo após o início, tendo-se dedicado ao Direito Social e, depois, foi nomeado Pró-Reitor pelo Professor António Rendas.
Auguro-lhe as maiores venturas, num decerto muito bem sucedido mandato, em que imperarão a inteligência, a sensibilidade e o equilíbrio, qualidades do seu caráter.

3. A vida é feita de opções, que temos devemos respeitar, mesmo que isso implique o inevitável “empobrecimento docente” da NOVA Direito, que – após o abalo da morte do seu “pai fundador” há 9 meses, o Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral – vê deixar o serviço efetivo de funções docentes mais este seu excelso professor catedrático, num novo ano letivo (2020-2021) em que dois outros professores catedráticos atingirão a idade da jubilação, e apenas ficando nessa categoria profissional em efetividade de funções – se outros não saírem entretanto… – 1 catedrático de Direito Público, 1 catedrático de Direito Privado e 2 catedráticos de Ciências Jurídicas Gerais e Afins.

4. Convenhamos que não é um panorama muito animador comparando com tempos idos na construção e desenvolvimento desta escola de direito, se bem que se deva ter a forte esperança de que as novas gerações, com os créditos firmados que tenham na “praça”, farão mais e melhor!