10.2.2022: Tentativa de ataque à Faculdade de Ciências: “Não podemos ficar surpreendidos, terrorismo está na ordem do dia”
Professor Catedrático | Jurisconsulto | Advogado
PT EN
10.2.2022: Tentativa de ataque à Faculdade de Ciências: “Não podemos ficar surpreendidos, terrorismo está na ordem do dia”
Jorge Bacelar Gouveia, presidente do Observatório de Segurança Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), afirma que o terrorismo está “na ordem do dia” e que, por isso, “não podemos ficar surpreendidos” com o planeamento do ataque à Faculdade de Ciências.
No entanto, o responsável refere que ainda não tinha acontecido ataques em estabelecimentos de ensino na Europa. “Tem acontecido nos Estados Unidos”, diz.
“Não sabemos se se trata de algum ou de várias pessoas. Uma coisa é ser alguém, outra coisa é ser uma associação terrorista ou se é uma questão de adolescência inadequada e estranha”, afirma.
Em direto no Jornal das 7 da SIC Notícias, esclarece que o terrorismo é “um dos poucos casos” em direto penal em que o planeamento também é punido.
“No caso do terrorismo, a compra de certos materiais já é configurado como um crime e punido autonomamente”, acrescenta.
Jorge Bacelar Gouveia lembra que já houve alguns terroristas em Portugal, como das FP-25, nos anos 80, um atentado à Embaixada da Turquia e atentados da extrema esquerda na altura do PREC.
“Não podemos ficar surpreendidos. O terrorismo está permanentemente na ordem do dia”, remata.
Vídeo aqui
Fonte: SIC Notícias
Ainda bem que esta anunciada tragédia não se consumou, estando de parabéns quem teve o mérito de a evitar em defesa de todos, e que o momento possa despertar o adormecido poder político – que se perde nas minudências do costume e que tem revelado graves pré-juízos injustos e libertários em relação ao indispensável reforço de uma política de segurança democrática, que não é de esquerda nem de direita – para fazer o seu trabalho, rever a Constituição, legislar como deve ser e dotar de mais meios humanos e materiais as estruturas que nos dão segurança, que é um direito fundamental dos cidadãos!